Licenciatura

Licenciatura em Matemática

Nosso curso tem como objetivo a formação de professores de matemática que irão atuar nos anos finais do Ensino Fundamental (6° ao 9° anos) e no Ensino Médio.  A proposta pedagógica se caracteriza por oferecer uma sólida formação Matemática além de permitir um adequado acolhimento ao estudante ingressante, na medida em que contribui para o seu gradativo amadurecimento matemático; proporciona ao nosso estudante investigar, problematizar e transformar as situações da realidade em representação matemática; oferece contato com o pensamento computacional e com diversas tecnologias; traz diferentes disciplinas e atividades voltadas para a prática docente. Desde o início do curso estimulamos e oferecemos oportunidades para que nossos estudantes participem de projetos de iniciação científica, monitoria, iniciação à docência, atividades de extensão, bem como outras atividades complementares. Os professores formados pela Escola de Matemática da UNIRIO, além de ocuparem posições dentro da carreira docente, têm obtido sucesso no ingresso em programas de pós-graduação, tanto nas áreas de educação e ensino de matemática, quanto em matemática e áreas afins.

Coordenação: Profs. Gladson Antunes e Michel Cambrainha

Contato: licmat.coordenacao@uniriotec.br

Atribuições do Coordenador

Secretaria: Werly da Gama dos Santos

Contato: escola.matematica@uniriotec.br

Informações Gerais
Matriz Curricular
Calouros
TCC
Comissão de Matrícula
Núcleo Docente
Informações Gerais

O Curso de Matemática é noturno (de 18h às 22h, exceto possivelmente os Estágios Supervisionados) e oferece 30 vagas em cada semestre letivo. O ingresso se dá por meio do Sisu ou pelo edital de transferência, revinculação e reingresso (link para o edital de vagas ociosas da UNIRIO).

Acesse o Projeto Pedagógico do Curso. Este é o documento oficial que descreve o curso de graduação, com seus objetivos e maneiras de organização.

Matriz Curricular

Clique aqui para conhecer as ementas das disciplinas que compõem a grade curricular da nossa licenciatura.

Calouros

Se você pretende ingressar no nosso curso será muito bem-vindo! Separamos aqui algumas informações importantes para você!

Nosso curso é noturno – as aulas são das 18h as 22h – e foi pensado para que você cumpra todos os requisitos em 10 períodos (5 anos). No primeiro semestre você já começa automaticamente matriculado nas disciplinas: Geometria Analítica, Fundamentos de Matemática 1, Introdução à Ciência da Computação e Educação Ambiental e Cidadania (veja os horários abaixo).

Caso você deseje, é possível trancar (deixar de fazer) uma das disciplinas. Uma regra geral é que você precisa estar regularmente matriculado em, no mínimo, três disciplinas em cada semestre. Atenção!! Não é possível trancar o curso no primeiro semestre. Somente a partir do segundo período existe essa possibilidade, e você pode permanecer com o trancamento por no máximo 4 semestres consecutivos ou não.

TCC

Aqui estão, disponíveis para download, os trabalhos de conclusão de curso (TCC) já defendidos.

Autor Ano Título Arquivo
Sônia Maria Pereira 2018 Mentalidades Matemáticas: o poder dos erros e das dificuldades no processo de ensino-aprendizagem de análise combinatória PDF
Mônica Limeira de Azeredo 2018 O Programa OBMEP na Escola como formação continuada e os saberes docentes PDF
Jaqueline O. Mesquita 2018 Modelagem Matemática no Ensino Básico PDF
Thuane Rodrigues 2017 Divisão de Frações: Utilizando o conceito de Partição e Materiais concretos para auxiliar a compreensão do algoritmo “inverte e multiplica” PDF
Erick Cargnel 2017 Alguns Teoremas de Ponto Fixo e Aplicações PDF
Raphael Esposito 2016 Teoria Matemática do Controle aplicada ao problema do Pêndulo PDF
Ana Clara Buçard 2016 Flocos de Neve: Matemática e Física a serviço da beleza PDF
Luiz Antônio Claro Neto 2016 A Renda Fixa no Brasil sob a Ótica da Educação Financeira PDF
Michel S. Salazar 2016 Resolução de equações polinomiais de grau 3 e 4 PDF
Bruno G. Neto 2016

Testes de Primalidade e a Segurança do Sistema de Criptografia RSA

PDF
Guilherme da Silveira 2014

O Scratch como ferramenta no ensino de matemática

PDF
Renato Borseti 2013

PageRank: Uma aplicação prática para as Cadeias de Markov

PDF

Comissão de Matrícula

A Comissão de Matrícula é uma equipe de professores do curso designados pela Escola de Matemática com as seguintes obrigações:

  1. Orientação acadêmica do aluno no ato de sua inscrição em disciplinas para o período letivo.
  2. Avaliação e concessão de aproveitamento de estudos, que confere ao aluno, transferido ou graduado, a dispensa em disciplina(s) para fins de integralização curricular.
  3. Análise da solicitação de prorrogação do prazo máximo de integralização curricular feita pelo aluno e o estabelecimento do número de períodos necessários para a prorrogação, a serem submetidos ao Colegiado do Curso.
  4. Apoio aos alunos com rendimento escolar deficiente, investigando as causas dessa situação e propondo ações preventivas necessárias (Resolução nº 2624/2005).
  5. Análise da situação acadêmica do aluno que apresente rendimento escolar deficiente e a emissão de parecer, fundamentando a indicação de jubilamento.
  6. Análise e emissão de parecer nos processos relativos a ex-alunos que solicitem sua reintegração à Universidade/Curso.
  7. Análise e emissão de parecer nos casos de:
    • Revisão de nota.
    • Solicitação de nova avaliação.
    • Perda de prazo para 2ª chamada.
    • Perda de prazo para trancamento.
    • Perda de prazo para matrícula.
    • Outros fatos relativos ao cotidiano acadêmico do aluno.

A orientação acadêmica tem por objetivo auxiliar o estudante da graduação, oferecendo o suporte de um professor nos momentos em que precisa tomar alguma decisão que possa ter impacto em sua formação. Por isso, o estudante deve, sempre que achar necessário, procurar a coordenação do curso para obter orientações no que diz respeito a inscrição em disciplinas, trancamento de disciplina ou de curso ou para sanar eventuais dúvidas quanto à forma de conduzir os estudos.

Veja as resoluções do Consepe que tratam da Comissão de Matrícula e do aproveitamento de disciplinas.

Gladson Antunes (DMat – Coordenador do Curso)
Cristina Levina Marques (DMat)
Bruno Simões (DMQ)
Fávio Xavier Penna (DMat)

Núcleo Docente

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é composto por um grupo de professores e possui atribuições consultivas, propositivas e de assessoria sobre matérias de natureza acadêmica. É corresponsável pela elaboração, implementação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso, além de zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais.

Responsável por:
a) Acompanhar a criação, implantação e consolidação do Projeto Pedagógico do Curso, do qual é co-responsável por sua elaboração, contribuindo para a consolidação do perfil profissional do egresso do Curso;
b) Atualizar, quando necessário, o Projeto Pedagógico e conduzir os trabalhos de Reforma Curricular para aprovação no Colegiado do Curso e nas demais instâncias;
c) Analisar e avaliar o planejamento dos componentes curriculares
como, por exemplo, disciplinas, estágios e atividades complementares, zelando pela integração curricular interdisciplinar entre as diferentes atividades de ensino constantes no currículo;
d) Supervisionar as formas de avaliação e acompanhamento do Curso definidas pelo Colegiado e acompanhar a programação estabelecida a fim de superar os pontos frágeis do Curso apontados pelo processo avaliativo;
e) Indicar formas de incentivo ao desenvolvimento de linhas de
pesquisa e extensão, oriundas de necessidades do Curso, de exigência do mercado de trabalho, e afinadas com as políticas públicas relativas á área de conhecimento;
f) Acompanhar as atividades do Corpo Docente, recomendando ao
Colegiado do Curso a indicação ou substituição de docentes, quando necessário.

Atualmente fazem parte do Núcleo Docente Estruturante:

Gladson Antunes (DMat – Coordenador do Curso)
Adriana Pimenta (DMat)
Aline Bernardes (DMat)
Cecília Saraiva (DMat)
Luciane Velasque (DMQ)
Marcelo Rainha (DMat)
Raquel Scarpelli (DMat)
Silas Fantin (DMat)
Steven Dutt-Ross (DMQ)

regulamentação do Núcleo Docente Estruturante foi aprovada na resolução nº 3531, de 09/11/2010, publicada no Boletim Interno de 12/11/2010.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *