Conheça nossos Programas e Projetos de extensão.

Segundo diversas pesquisas, nos testes mais significativos de aprendizado em Matemática adotados no mundo, o Brasil apresenta uma colocação preocupante. É sabido por todos nós que a educação no país precisa melhorar consideravelmente. Acreditamos que a atuação da universidade e sua aproximação com as escolas é substancialmente valiosa para o favorecimento dessa melhoria. O que propomos, portanto, é uma parceria entre professores universitários e professores de Matemática que atuam nos ensinos fundamental e médio.
Outro objetivo, também importante, do programa é identificar talentos entre os estudantes, visto que as áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação são estrategicamente importantes para o desenvolvimento econômico e social de um país.

Coordenadora: Professora Adriana Pimenta

Contato: adriana.pimenta@uniriotec.br 

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Por meio deste projeto de extensão será aberta a oportunidade para professores de escolas privadas trabalharem questões da OBMEP em suas salas de aula, tendo direito a receber certificado de extensão pela UNIRIO. Tais professores, diferentemente dos professores habilitados pela OBMEP que atuam em escolas públicas, não terão direito à bolsa pela OBMEP e nem qualquer tipo de vínculo formal com ela, sendo seu vínculo unicamente restrito à UNIRIO, por meio do qual terão a oportunidade de participarem dos encontros regionais com os coordenadores e colaboradores do projeto, de modo a se habilitarem para o trabalho com questões olímpicas em suas escolas, sempre respeitando o ritmo e as peculiaridades das turmas de alunos participantes. Este projeto tem como público alvo alunos dos ensinos fundamental e médio, mediante o trabalho conjunto com professores de matemática habilitados que atuem em suas escolas. Ser-lhes-ão oferecidas atividades desafiadoras que os aproximem de uma matemática mais significativa e atuante na sua vida cotidiana.

Coordenadora: Professora Raquel Scarpelli

Contato: raquel.scarpelli@uniriotec.br

O projeto consiste no desenvolvimento de habilidades, por parte dos alunos medalhistas da OBMEP do ano anterior, através da metodologia de resolução de problemas. O alunos Eles terão aulas presenciais ou virtuais com alunos de Licenciatura em Matemática, os quais serão habilitados pelo coordenador e colaboradores do projeto. Os alunos de licenciatura que participam deste projeto podem estar matriculados em outras universidades, desde que estejam localizadas na região RJ01 (Rio de Janeiro ou Baixada Fluminense). As aulas são oferecidas em ambiente virtual, plataforma 12 PIC, ou em salas de aula da UNIRIO, durante 4 horas a cada duas semanas. Por meio do projeto de extensão, abriremos também a oportunidade para que alunos não participantes do PIC possam desenvolver suas habilidades, podendo acompanhar as aulas dos licenciandos na UNIRIO. Tais alunos, entretanto, apresentarão vínculo apenas com a extensão da UNIRIO e não com o PIC.

Coordenadora: Professora Adriana Pimenta

Contato: adriana.pimenta@uniriotec.br

Projeto de Extensão com o objetivo de disponibilizar informações, dados e metodologias que aumentem a transparência e permitam ampliar o engajamento cívico e o controle social do orçamento.

Você já pensou como é importante para os alunos, técnicos e professores participar do processo orçamentário? Além de poder identificar as principais políticas que necessitam de recursos públicos, as pessoas fortalecem sua capacidade de transformar suas demandas em realidade. O orçamento da Universidade é público. Todas as pessoas podem e devem ter acesso a seus números. O acesso é indispensável para que haja democratização do processo orçamentário e participação da sociedade. Sem acesso à informação, torna-se impossível monitorar e controlar os gastos públicos. Por esse motivo, o DATAUNIRIO foi criado. O nosso objetivo é disponibilizar informações, dados e metodologias que aumentem a transparência orçamentária e permitam ampliar o engajamento cívico.

Para maiores informações, acesse o site:  https://dataunirio.github.io/

Coordenador: Steven Dutt-Ross

Este projeto de extensão visa a apresentação de palestras e mini-cursos sobre educação financeira ofertadas a alunos da UNIRIO ou estudantes concluintes do ensino médio de escolas públicas e privadas.

Coordenador: Professor Helisson Coutinho

Contato: helisson@uniriotec.br

A Estatística fornece uma série de técnicas e metodologias no apoio as análises realizadas em projetos de pesquisas quantitativas nos mais variados temas. Na UNIRIO, por exemplo, o GAE acompanha projetos de pesquisa em andamento nos cursos de Ciencia Política, Administração Pública, Medicina, Biomedicina, Enfermagem, Biologia, Informática e outros. Estes requerem a integração de docentes, discentes e profissionais de diferentes campos de atuação, levando cada vez mais a colaborações não somente dentro do ambiente acadêmico da UNIRIO, mas também em outras instituições de ensino e pesquisa.

Contato: gaeunirio@gmail.com

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Curiosidades e Passatempos: o outro lado da matemática

Coordenadora: Professora Loisi Carla

Contato: loisi@uniriotec.br

Divulgando Jogos Matemáticos nas Mídias Digitais

Coordenadora: Professora Cristiane Mello

Contato: cristiane.mello@uniriotec.br 

Jogos para o ensino de contagem

Coordenadora: Professora Luzia Tonon

Contato: luzia.tonon@uniriotec.br 

A Geometria Contra-Ataca: Jogos & Matemática na sala de aula do hoje e do amanhã

Coordenador: Professor Marcelo Rainha

Contato: marcelo.rainha@uniriotec.br

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Este é um esforço para produzir livros didáticos de Matemática com licença aberta a partir de um trabalho colaborativo envolvendo matemáticos, professores universitários e professores da Educação Básica. Um princípio fundamental desta iniciativa é que sua produção configure uma proposta pedagógica ancorada e acompanhada por pesquisa científica em Ensino de Matemática. O projeto tem também compromisso com a formação e o desenvolvimento profissional de professores. Em particular, pela composição característica da equipe, destaca-se o entendimento do potencial do projeto para enfrentar um reconhecido desafio: estreitar o diálogo entre a realidade e as demandas próprias da prática docente e a formação acadêmica do professor.

Coordenadores: Professores Fábio Luiz Borges Simas (UNIRIO) e Augusto Teixeira (IMPA).

Contato: livroaberto@impa.br

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O projeto visa à capacitação de professores para uma educação inclusiva, observando as exigências da atual Lei Brasileira de Inclusão para a Pessoa com Deficiência, bem como à pesquisa de docentes e discentes da UNIRIO na área da Educação Especial, com foco no ensino de Matemática. Justifica-se a importância do projeto no que tange à aproximação entre a universidade e as escolas de ensino médio e fundamental, dado que, conhecendo melhor os problemas enfrentados pelos professores e alunos dessas instituições, podemos tentar desenvolver melhor as estratégias que visam a saná-los. Consideramos essencial essa aproximação Escola-Universidade para o desenvolvimento de metodologias adequadas de ensino, bem como para o conhecimento de como vêm sendo abordados nas escolas certos conteúdos da disciplina. Interessa-nos também observar a que se devem certas dificuldades no aprendizado do público acompanhado e como podemos solucionar esse problema, oferecendo um ensino igual a todos, mesmo que as metodologias a serem utilizadas não sejam, necessariamente, as mesmas.

Coordenadora: Professora Raquel Scarpelli

Contato: raquel.scarpelli@uniriotec.br

O PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.

Nosso curso de Matemática – Licenciatura participa desse programa oferecendo os estudantes 24 bolsas. O projeto visa promover e multiplicar as boas práticas educacionais por meio da articulação entre docentes da UNIRIO, licenciandos do curso de Matemática, docentes e alunos da educação básica. Pavimentando assim um caminho que tanto contribui para a formação inicial do acadêmico do curso de Matemática quanto para a formação continuada do professor em serviço.

Coordenadoras: Professoras Aline Bernardes e Luzia Tonon

Contato: aline.bernardes@uniriotec.br

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O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Coordenador: Professor Marcello Amadeo

Contato: amadeo@uniriotec.br

O PVS Leonhard Euler é um projeto de cunho educacional, que visa atender pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social e desejam transformar suas vidas através do ingresso nas Universidades Públicas. Em 2018, em parceria com a Escola de Matemática da UNIRIO, iniciamos nossas atividades nas dependências do CCET.

O PVS Leonhard Euler está cadastrado como Projeto de Extensão da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Os professores são graduandos da UNIRIO e de outras instituições de ensino superior e atuam voluntariamente. O projeto auxilia também na formação de professores, uma vez que dá oportunidade para formandos terem a primeira experiência com aulas, monitorias, oficinas…

As aulas ocorrem todos os sábados no prédio do CCET da UNIRIO, das 08h às 18h. Durante esse intervalo, os alunos terão aulas de todas as disciplinas cobradas no vestibular. Aulões, simulados, oficinas, aulas de campo e outras atividades também serão agendadas em alguns Domingos, comunicados previamente.

Os alunos têm acesso ao material didático digitalizado, através de uma pasta virtual no Google Drive. Apresentar o material dessa forma possibilita uma atualização constante do seu conteúdo, se adaptando às mudanças de cada vestibular, além de evitar gastos com impressões desnecessários.

Coordenador: Professor Fábio Luiz Borges Simas

Contato: fabio.simas@uniriotec.br